Se você tem um gato sabe como é difícil fazer com que ele fique em casa e não vá para nenhum outro lugar. Mas como evitar que os gatos fujam pelo muro?
Gatos não são que nem os cachorros, eles não precisam de uma porta aberta para fugir, eles conseguem fazer isso pela janela, pelos muros e até mesmo pelo telhado.
Por isso, devemos ter um cuidado redobrado com os nossos gatos, para evitar que eles se encontrem em situação de perigo na rua.
Então, para saber 5 dicas de como evitar que os gatos fujam, continue lendo esse artigo.
Como evitar que os gatos fujam pelo muro?
Quem tem gato sabe que eles amam dar uma escapada e dar umas voltinhas por ai. Mas, isso pode ser muito perigoso e nos deixar muito preocupados.
Afinal, o gato pode passar por várias situações e não voltar mais para casa. Eles podem sofrer acidentes, se envolver em brigas com outros animais, cruzar com outros gatos, pegar alguma doença ou até mesmo ser levados por outra pessoa.
São muitos os cenários ruins, então é natural que pais de gatos se preocupem em deixar a casa segura para evitar ao máximo que os gatos saiam para dar essas voltinhas.
Afinal, como manter o gato dentro de casa? Como evitar que os gatos fujam pelo muro ou pelas janelas?
Assim como fazemos para crianças, existem algumas coisas que podemos fazer para deixar a nossa casa mais segura e evitar essas escapadas dos nossos felinos.
Portanto, separamos 5 dicas para você evitar que os gatos fujam pelo muro e se coloquem em risco.
1. Telas e redes de proteção
Para evitar que o seu gato fuja de casa, e vá para a rua, a primeira coisa que você deve fazer é instalar telas e redes de proteção em todas as áreas da sua casa.
O ideal é colocá-las em grandes alturas, como janelas, sacadas, escadas e até mesmo nos muros.
Para isso, você deve contratar uma empresa que coloque telas e redes de proteção para gatos. Ela irá então medir o seu quintal, muros e janelas, para deixar a sua casa totalmente protegida.
2. Sempre passeie com o seu gato
Uma solução simples, mas que pode ser muito eficaz é levar o seu gato para passear. Muitas pessoas acham que só os cachorros devem passear, e é muito raro você ver alguém passeando com gato.
Mas, leve o seu para dar uma volta na rua, ir a uma praça ou qualquer coisa do tipo. Para evitar que ele fuja, você pode levar aos poucos, primeiro no colo e depois soltando.
Assim, o gato irá se acostumar a passear e não sentirá necessidade de fugir, pois sabe que poderá dar uma voltinha daqui a pouco.
3. Deixe a sua casa agradável para o gato
Outra maneira de evitar que ele fuja de casa é equipar a sua casa com coisas que gatos gostam.
Por exemplo, existem arranhadores, plantas, brinquedos e muitas outras coisas que você pode comprar para colocar na sua casa.
Assim, o seu gato terá um parque de diversões próprio em casa e não verá necessidade de fugir e encontrar distração fora de casa.
Você pode inclusive fazer uma área cercada exclusiva para ele se divertir dentro de casa, sem perigo.
Uma solução que eles adoram também são grades presas no muro, assim eles se divertem sem ter que pular o muro.
4. Passarela para gatos
Muita gente não sabe da existência disso, mas algumas pessoas constroem passarelas para os gatos passearem no jardim.
Essa técnica é útil para quem tem um jardim muito grande que impede a aplicação de telas e grades de segurança, ou até para quem não tem muro.
Assim, você constrói todo um caminho para o seu gato passear no jardim, sem perigo de fugir.
5. E não esqueça de castrar o gatinho
De qualquer maneira, caso o seu gato consiga fugir, é importante que ele esteja castrado para evitar o cruzamento.
Mas, mais do que isso, um dos maiores motivos para o gato querer sair é procurar um par para cruzar, e isso só acontece quando eles não estão castrados.
Então, castrar os seus gatos irá diminuir consideravelmente as chances dele querer fugir de casa.
Conclusão
Então, agora você sabe tudo que precisa para evitar que os gatos fujam pelo muro e como mantê-los dentro de casa.
O segredo está em um bom sistema de proteção e de diversão para o seu gatinho dentro de casa.
É importante que o seu gato esteja acostumado a sair de casa e escolha ficar em casa ao invés de sair.
Além disso, é muito importante castrar o seu gato. Não se esqueça que é um dos principais motivos para ele sair.
E aí, esse artigo lhe ajudou? Se sim, deixe aqui o seu comentário. E clique aqui para aprender a como instalar redes de proteção.